14.02.2020

ASAN apresenta Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA) em Workshop

Com o objectivo de facilitar o processo de participação dos sinistros automóvel, a ASAN apresentou no dia 31 de Janeiro de 2020, na Academia BAI, a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA), num evento que contou com a participação de seguradoras e outras entidades.

A DAAA é um formulário simples e intuitivo onde as partes envolvidas em determinado acidente automóvel, de livre e espontânea vontade, comunicam às seguradoras as circunstâncias em que ocorreu um acidente. Segundo João Sena, Director de Sinistros da Fidelidade, este novo modelo vai facilitar o processo de registo dos acidentes.

Não existia no mercado segurador um formulário de participação de acidente único, sendo que cada seguradora tinha a sua própria participação de sinistro o que não ajudava a que a informação que cada seguradora detinha sobre o mesmo acidente fosse uniforme. Agora com a implementação no mercado da Declaração Amigável de Acidente Automóvel todas as seguradoras poderão utilizar o mesmo formulário, recolhendo assim os mesmos dados sobre o acidente”.

ASAN - ASAN apresenta Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA) em Workshop

Com um preenchimento sistematizado na DAAA estão descritos os elementos indispensáveis a fornecer às seguradoras em caso de acidente. A Associação de Seguradoras de Angola recomenda que cada segurado tenha sempre à disposição no seu veículo pelo menos um exemplar da DAAA e explica que caso não tenha o mesmo poderá ser adquirido gratuitamente na sua seguradora.

ASAN - ASAN apresenta Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA) em Workshop

João Sena incentiva a utilização do formulário e frisa que o mesmo vai ajudar a tornar a gestão dos sinistros mais célere, a diminuir a discussão sobre a definição de responsabilidades nos sinistros e sobretudo, no futuro, será a base da criação de mecanismos de reembolso entre as seguradoras através de convenções sob a égide da ASAN.