22.07.2018

ASAN debate Fundos de Pensões em Angola

Seguradoras e Stakeholders abordam sector em Angola

 

A Associação de Seguradoras de Angola (ASAN), juntou nesta quinta-feira, 26, representantes da ARSEG, AGT, seguradoras, sociedades gestoras de fundos de pensões, e os Ministérios das Finanças e do Trabalho para debaterem o mercado dos fundos de pensões em Angola.

 

Intitulado “Fundos de Pensões em Angola: que perspectivas?”, o evento que aconteceu na Academia BAI, teve como orador o Prof. Ivan Ernandes, brasileiro, especialista em Fundos de Pensões, que considera a situação de Angola “muito interessante”.

 

“Existe um grande potencial para fazer esse trabalho, embora se precise de ferramentas para que se desenvolva bem e evolua com a celeridade necessária. Este ano teremos algumas privatizações, sendo assim os principais actores disso seriam os formadores de poupança interna, entre os quais, os fundos de pensões que têm papel de protagonistas- Então somos os protagonistas da alavancagem da economia angolana”, explicou o orador.

 

Aguinaldo Jaime, PCA da Agência Reguladora de Supervisão de Seguros (ARSEG), considerou que, actualmente, os fundos de pensões têm poucos instrumentos para a aplicação dos seus activos.

 

“No entanto, como está previsto pelo desenvolvimento dos mercados de capitais que ainda esse ano vai ser possível o investimento em acções das empresas, é mais uma possibilidade que vai abrir para os fundos de pensões poderem diversificar a suas aplicações e poderem então conseguir uma maior rendibilidade. Estamos no bom caminho e o quadro vai certamente melhorar no segundo semestre deste ano”.

 

Para Dr. Manuel Gonçalves, Presidente da ASAN, a avaliação da conferência é positiva “desta vez tivemos aqui a oportunidade de colher a experiência de um Professor Doutor que conhece muito de ciência atuarial e que pôde dar uma belíssima palestra sobre os fundos de pensões apontando caminhos para o que deve ser feito em Angola, para que consigamos ocupar o espaço que é merecido nesse momento”.

 

Ivan Ernandes, brasileiro, especialista em Fundos de Pensões, é Professor na Pós-Graduação em Actuariado e Gestão de Riscos, uma ciência indispensável para os seguros e fundos de pensões. A Pós-Graduação é organizada pela ASAN em parceria com o ISEG de Portugal.