06.12.2018

Workshop sobre a ASANnet-FNM e FSFA

No passado dia 21 de Novembro de 2018 a ASAN (Associação de Seguradoras de Angola) realizou um Workshop de lançamento público da plataforma ASANnet e da reestruturação do seu WebSite Institucional, que foi objecto de melhorias substanciais em termos de funcionalidades e usabilidade, incluindo uma página de conteúdos dedicada ao ASANnet.

 

A plataforma ASANnet corresponde a um portal Web com acesso restrito para seguradoras associadas e não associadas da ASAN e com adesão explícita aos protocolos FNM (Ficheiro Nacional de Matrículas) e FSFA (Ficheiro Nacional de Sinistros e Fraudes) focados para o seguro automóvel. Além do Portal Web que permite pesquisar seguros e sinistros por vários critérios (apólice, matrícula, entre outros), esta plataforma inclui igualmente componentes tecnológicas de interface com as seguradoras para permitir o carregamento de dados no ASANnet e pesquisas online pelos sistemas das próprias seguradoras. A plataforma funciona assim como uma base de dados centralizada e partilhada de seguros e sinistros automóveis a partir de dados das companhias de seguros aderentes para permitir que estas optimizem o risco de subscrição de seguros, tornem mais eficaz o tratamento dos sinistros e façam um melhor planeamento e gestão dos seguros automóveis no mercado segurador.

 

A implementação do sistema envolveu a criação duma infraestrutura de servidores e comunicações no DataCenter da ITA (Internet Technologies Angola), com o apoio da SISTEC para a gestão das bases de dados e do sistema operativo e com adaptação da solução SegurNet em funcionamento na APS (Associação Portuguesa de Seguradores) face a regras específicas de Angola que foi realizado pela Critical Software. Toda a implementação foi liderada pela ASAN envolvendo a sua comissão técnica automóvel e com o apoio das seguradoras ENSA, NOSSA, Fidelidade e Fortaleza Seguros.

 

O Workshop teve a participação de seguradoras associadas e não associadas da ASAN e foi aberto pelo Dr. Manuel Gonçalves, na sua qualidade de Presidente da ASAN, que apresentou o enquadramento, a motivação e o impacto para o mercado segurador desta plataforma. De seguida, o Dr. Francisco Guimarães, enquanto gestor do projecto, apresentou o novo WebSite da ASAN e realizou uma apresentação da plataforma ASANnet, terminando com recomendações prácticas para adesão por parte das seguradoras. Por fim, as seguradoras ENSA, Fortaleza Seguros e NOSSA apresentaram a sua experiência prática de integração na plataforma ASANnet. O evento terminou com as considerações do Dr. Jesus Teixeira, Administrador da ARSEG, que realçou o valor que o ASANnet representa para o mercado segurador e para o planeamento e gestão rodoviária.

 

Apresentação ASAN

Apresentação ENSA

Apresentação FORTALEZA

Apresentação NOSSA